PROJETO IDENTIDADE - DE LUCIANA CUNHA RISSO  escrito em sábado 20 fevereiro 2010 21:51

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”.                           

Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”. (Rubem Alves)

 

JUSTIFICATIVA:

 Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.

Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.

Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.

OBJETIVOS:

Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;

Conhecer a história e o significado de seu nome;

Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;

Construção de outros valores de vida;

Aquisição de novas formas de relações;

Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

Estabelecer uma relação com a sociedade;

Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;

Conhecer seus antepassados;

Identificar tipos de moradia e formas de construções;

Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.

 

CONTEÚDOS:

Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;

Participação em pesquisas;

Exploração de retratos;

Compartilhar experiências vividas; ·.

Árvore genealógica;

Membros Integrantes da família;

Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar;

Respeito e valorização de si próprio e com os colegas;

Linguagem Oral e Escrita;

Rodas de conversas;

Leitura e escrita do nome;

Parlendas;

Advinhas;

Histórias;

Seqüência numérica;

Contagem;

Função dos números;

Calendário;

Grafia de números;

Leitura de números;

Desenho;         

Autores;

Pintores;

Obras de artes;

Pintura;

Recorte e colagem;

Modelagem;

Apreciação;

Esquema corporal;

Órgãos dos sentidos;

Amimais de estimação;

Circuitos;

Brincadeiras;

Música.

 

ESTRATEGIAS:

Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;

Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

Ler diferentes tipos de textos;

Produzir textos;

 Realizar atividades diárias de higiene;

Entender o papel da escovação dentária;Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;

Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;

Montar painéis;

Construir cartazes;

Elaborar com as crianças as regras de higiene;

Desenvolver atividades lúdicas; Dramatizar histórias;

Organizar entrevistas e pesquisas;

Registrar experiências vividas pelo grupo;

Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto – retrato;

Providencia material para os alunos Desenharem seus auto – retratos;

Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes das crianças;

Confeccionar material de pesquisa e observação para uso das crianças referentes às diferentes características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.);

Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto;

Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.);

Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.);

Auto – Retrato;

História do Nome;

Atividades com nomes;

Esquema corporal;

Órgãos dos sentidos;

Número do sapato;

Animais de estimação;

Álbum Individual e mural coletivo;

Dobradura;

Releitura de Obras de Artes.

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.

Projeto elaborado por: Luciana Cunha Risso Fev/2010.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.217.249) para se identificar     


6 comentário(s)

  • ivone mailto

    Dom 03 Fev 2013 16:41

    Amei seu projeto. Queria desenvolvê-lo em minha escola.

  • Maria Luiza mailto

    Qua 12 Set 2012 03:24

    ADOREI O ROJETO.

  • eliane mailto

    Qua 11 Abr 2012 22:56

    gostei muito do seu projeto. simples, objetivo de fácil entendimento para as crianças. valeu! bjs.

  • guimarina mailto

    Seg 02 Abr 2012 23:47

    Esse projeto e de muita importancia comtudo na educaçao infantil .

  • marina

    Qui 16 Fev 2012 16:02

    QUERO COPIAR ESTE PROJETO

  • daniel

    Seg 30 Jan 2012 19:38

    otimo projeto,foi muito proveitoso.bj


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para professoravivi

Precisa estar conectado para adicionar professoravivi para os seus amigos

 
Criar um blog